Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Direito Carcerário e TDP tentam garantir atendimento a advogados na PCE

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 9 anos

    Os presidentes da Comissão de Direito Carcerário da OABMT e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Waldir Caldas Rodrigues e Luiz da Penha Correa, respectivamente, estiveram reunidos com representantes das Superintendências de Penitenciárias e de Cadeias, Penitenciária do Estado (PCE) e Sindicato dos Agentes Penitenciários para garantir à advocacia mato-grossense o direito de ter respeitadas suas prerrogativas.

    A questão pontual versou sobre o atendimento de advogados e advogadas na hora do almoço em todas as unidades prisionais, em especial na Penitenciária Central do Estado (PCE). Destacamos que esse atendimento tem sido negado e, convencidos de que a melhor forma de solução de conflitos é a busca do entendimento calcado no conhecimento das realidades dos envolvidos, ou seja, é imperativo que o sistema carcerário conheça as prerrogativas e que a advocacia também conheça as exigências e limitações do cotidiano do agente penitenciário nas unidades prisionais, disse Waldir Caldas.

    O advogado ressaltou que o impedimento maior, na avaliação da direção da PCE para o atendimento ininterrupto ao advogado, no horário das 8h às 18h, é a falta de efetivo. Como se sabe, trata-se de problema que demanda tempo para ser debelado. Em razão disso, ficou esclarecido que a advocacia mato-grossense não mais suportará a violação à prerrogativa do advogado de avistar-se e entrevistar-se com seu cliente preso nos termos assegurados pelo Estatuto da OAB.

    Ainda conforme o Waldir Caldas, são cotidianas as reclamações da advocacia quanto ao impedimento de exercício da atividade profissional no horário de almoço. É sabido que esse impedimento pode configurar o crime tipificado no artigo , alínea j da lei 4898/65. Assim sendo, ficou acordado que a PCE, excepcionalmente, atenderá a advocacia como devido, no horário de almoço, até que receba a complementação de efetivo que necessita, concluiu.

    Demandas

    Nesta quarta-feira, a Comissão de Direito Carcerário e o TDP se reunião com o secretário de Justiça e Direitos Humanos e levarão este assunto para ser discutido. Além disso, também abordarão questões como a efetiva abolição da revista vexatória em todas as unidades prisionais do Estado, a necessidade de compra dos equipamentos necessários para tal, por exemplo, o bodyscan, a manutenção eficaz dos equipamentos já adquiridos e desativados, a reativação do sistema de monitoramento interno por câmeras de TV, que está desativado há anos, e a necessidade de se editar um documento informando a existência da Comissão de Direito Carcerário da Seccional e o acesso irrestrito de seu representante, inclusive portando câmera fotográfica e entrevistando-se com presos, mediante a apresentação da carteira de identidade de advogado com a anotação correspondente, demonstrando que o profissional realmente é membro da comissão.

    Finalmente, será discutida a necessidade de modificação das grades curriculares dos cursos de formação e aperfeiçoamento dos agentes penitenciários para a inclusão de matérias como sociologia, filosofia, psicologia, direitos humanos, prerrogativas dos advogados, dentre outras. Esta exigência decorre da imperativa necessidade de modificação do comportamento do agente penitenciário para a melhor compreensão da grandeza das suas atribuições, pois constituem o principal elo da corrente da ressocialização, finalizou Waldir Caldas.

    Assessoria de Imprensa OAB/MT

    imprensaoabmt@gmail.com

    (65) 3613-0928/0929

    www.twitter.com.br/oabmt

    www.facebook.com.br/oabmt

    www.facebook.com.br/oabmatogrosso

    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-direito-carcerario-e-tdp-tentam-garantir-atendimento-a-advogados-na-pce/167001668

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)