Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Para doutrinador, OAB/MT tem inovado em temas de cursos

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 11 anos

    O auditório da OAB/MT ficou lotado de advogados e advogadas, estagiários e acadêmicos na abertura dos 10 anos de vigência do Código Civil e tendências do Direito Privado na noite desta quinta-feira (11 de abril), em Cuiabá. O evento, realizado pela Escola Superior de Advocacia em parceria com a Seccional, Caixa de Assistência dos Advogados e Comissão de Direito Civil e Processo Civil, apresentou palestras e debates em alto nível e segue na noite de hoje, a partir das 18h30.

    img
    O primeiro palestrante da noite, Valério Mazzuoli, doutrinador e professor da UFMT, pós-doutor pela Universidade de Lisboa e doutor summa cum laude pela UFRGS, elogiou a atuação da Seccional. A OAB/MT vem reconstruindo temas acima das nossas expectativas. Percebemos uma equipe jovem e empenhada em buscar novidades para que a Escola ofereça aquilo que é mais caro aos advogados, o conhecimento. Ações como essa colocam a OAB/MT em destaque no cenário jurídico nacional, observou. Mazzuoli falou sobre o novo Direito Privado e a proteção dos vulneráveis, cujo debatedor foi o secretário-geral do Tribunal de Ética e Disciplina, Silvano Galvão.

    img
    Na abertura, o presidente da OAB/MT, Maurício Aude, reafirmou o apoio da diretoria da Seccional para que a ESA/MT promova o maior número de eventos, cursos, palestras e debates que visem à capacitação dos advogados. Falei na posse da Escola e reafirmo que os seus diretores têm carta branca para criar. Convido-os a manterem-se informados por meio do site da OAB/MT porque esses cursos já vêm sendo oferecidos desde o início do ano e o volume será maior no decorrer do ano, ressaltou.

    O presidente da ESA/MT, Bruno Castro, anunciou que haverá congressos nas áreas de direito bancário, constitucional, meio ambiente e em várias outras e que a Escola está empenhada em conseguir parceria para oferecer além de novas pós-graduações, um mestrado. Estamos criando uma rotina de cursos, assim os advogados poderão buscar sempre novidades, temas polêmicos e atuais para sua atuação. Aproveito para agradecer aos palestrantes que aceitaram nosso convite de ministrar essas palestras e elogio o empenho e a organização da Comissão de Direito Civil, destacou.

    Compuseram a mesa de honra, além dos presidentes da OAB/MT e da ESA/MT, a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira; o presidente e o vice-presidente da CDCPC, Ricardo Turbino Neves e Welder Queiroz, respectivamente; o secretário-geral do Tribunal de Ética e Disciplina, Silvano Galvão; a conselheira estadual e presidente da Comissão de Direito da Mulher, Ana Lúcia Ricarte; o conselheiro estadual, Darlei Camargo; e o vice-presidente do TRT/MT, desembargador Edson Bueno.

    A noite foi encerrada com palestra com o tema ''Revisão e resolução dos contratos por onerosidade excessiva"com o jurista Paulo Magalhães Nasser, mestre pela PUC/SP e pela London School of Economics and Political Science LSE. O debatedor foi o advogado Bruno Cintra, doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires.
    img

    Programação da manhã

    Na manhã desta sexta-feira (12 de abril) ministraram palestra a professora Alessandra Marconatto, doutora pela Universidad de León (Espanha), atuando como debatedor o advogado Sílvio Soares da Silva Júnior, especialista em Direito Tributário, que falou sobre"A superação da limitação dano moral X dano material. O dano existencial, o abandono afetivo e a perda de uma chance". O debatedor foi o advogado Sílvio Soares da Silva Júnior, especialista em Direito Tributário.

    O presidente da Comissão de Estudos do Agronegócio da OABMT, Paulo Inácio Helene Lessa, mestre em Direito Civil pela PUC/SP, falou sobre A propriedade e suas facetas no Código Civil abordagem sobre a utilidade da coisa, cujo debatedor foi o advogado Carlos Rafael de Carvalho, presidente da Comissão de Direito do Consumidor e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Unic.

    Programação da noite

    Ainda nesta sexta-feira, a partir das 18h30 será ministrada a palestra" Proteção do nome empresarial e da marca "com o diretor da ESA/MT e vice-presidente da Comissão de Direito Civil e Processo Civil, Welder Queiroz dos Santos, mestre pela PUC/SP. O debatedor será o advogado Divanir de Pieri, mestre em Direito pela Unesp.

    E a programação será encerrada, a partir das 20h, com o palestrante Andrea Marighetto, da Itália, doutor summa cum laude pela UFRGS, mestre pela Università degli Studi di Padova - Itália e graduado em Direito pela Università degli Studi di Verona Itália. Ele abordará a"Função social do contrato: Sentido e Extensão" e o debatedor será o advogado Gustavo Gomes, doutorando e mestre em Direito Processual Civil.

    Fotos: José Medeiros - Fotos da Terra

    Assessoria de Imprensa OAB/MT

    (65) 3613-0928

    www.twitter.com/oabmt

    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-doutrinador-oab-mt-tem-inovado-em-temas-de-cursos/100452929

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)