Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Demandas da advocacia criminal são apresentadas à Corregedoria da Justiça

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 9 anos

    Nesta sexta-feira (13 de fevereiro), a Comissão de Direito Carcerário da OABMT e o Tribunal de Defesa das Prerrogativas apresentaram à Corregedoria-Geral da Justiça demandas a serem sanadas em conjunto pelas instituições na área criminal. Participaram da reunião o secretário-geral da Ordem, Daniel Teixeira, o presidente e o secretário-geral da comissão, Waldir Caldas e o secretário-geral Antonio Carlos Rezende, respectivamente, o presidente do TDP, Luiz da Penha, a corregedora, desembargadora Maria Erotides Baranjak, e juízes auxiliares.

    Os advogados requereram a adoção de medidas visando a redução do superencarceramento, especialmente de presos provisórios; a observância, pela magistratura de primeira instância, do previsto nos artigos 282 e 319 do Código de Processo Penal (aplicação das medidas cautelares diversas da prisão preventiva). Além disso, pleitearam a utilização de tornozeleiras eletrônicas para os crimes contra o patrimônio nas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, dentre outras, nos moldes do que já ocorre nas Comarcas do Rio Grande do Sul e Goiás; implantação das audiências de custódia, como em São Paulo; e a ampliação da utilização dos alvarás eletrônicos para todas as varas criminais do Estado.

    Waldir Caldas e Luiz da Penha ressaltaram que as resoluções dessas demandas são fundamentais para garantir mais eficácia e celeridade na prestação jurisdicional e foram informados pela corregedora que todas serão analisadas com sua equipe de trabalho. Quanto à expansão dos alvarás eletrônicos, o juiz auxiliar Luiz Octávio Sabóia adiantou que já há previsão de ser implementado no Estado, o que deve acontecer nos próximos meses. Assessoria de Imprensa OAB/MT imprensaoabmt@gmail.com (65) 3613-0928/0929 www.twitter.com.br/oabmt www.facebook.com.br/oabmt www.facebook.com.br/oabmatogrosso

    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demandas-da-advocacia-criminal-sao-apresentadas-a-corregedoria-da-justica/167681016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)