Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anatel abre consulta pública sobre limitação da internet fixa e Codel vê restrição ao PJe

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 7 anos

    A Comissão de Direito Eletrônico (Codel) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) conclama a advocacia a responder a consulta pública promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a limitação da Internet banda larga fixa no país.

    Em abril deste ano, a Anatel editou uma resolução autorizando as Companhias de Telecomunicações a limitar, ou até suspender o sinal da Internet fixa do seu assinante que atingisse da franquia de dados contratada, assim como ocorre na internet móvel. A resolução foi suspensa até que as empresas forneçam aos consumidores ferramentas que permitam acompanhar o consumo do seu pacote de dados.

    A Codel ressalta que nenhuma resolução tem o condão de se sobrepor a lei federal, tendo em vista que ao limitar a internet, a operadora está discriminando o tráfego de dados, ferindo, portanto, os artigos e do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014).

    O objetivo da Codel é sensibilizar a advocacia a participar da consulta pública com o intuito de impedir que a Internet fixa seja limitada pelo uso de dados.

    Para a Codel, além de restringir o acesso ao usuário, uma das maiores preocupações é referente ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), em vigor desde março deste ano.

    “Com a implantação do PJe em âmbito nacional, sendo este, em regra, o único meio de acesso à Justiça, o advogado poderá ser impedido de exercer o seu mister, pois as centenas de uploads e downloads de documentos correrão o risco de ficarem prejudicados com a conexão limitada”, explica a Codel em seu chamamento.

    Para acessar o chamamento da Codel, clique aqui e para acessar a consulta pública da Anatel, aqui.




    Assessoria de Imprensa OAB-MT
    imprensaoabmt@gmail.com
    (65) 3613-0928/0929
    www.twitter.com.br/oabmt
    www.facebook.com.br/oabmatogrosso




















    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anatel-abre-consulta-publica-sobre-limitacao-da-internet-fixa-e-codel-ve-restricao-ao-pje/415837621

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)