Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Boa Viagem fiscaliza cumprimento de direitos dos idosos

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 7 anos

    Deflagrada nesta sexta-feira (16), a operação Boa Viagem foi promovida em conjunto pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso para fiscalizar o cumprimento do direito dos idosos de gratuidade de duas vagas e do desconto de 50% na compra de passagens.

    A ação é fruto do Termo de Intenção assinado no dia 25 de outubro deste ano.

    Desde 2010, o presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT, Isandir Rezende, percorre o Estado fazendo um trabalho de conscientização, com palestras e orientações sobre esses direitos.

    De acordo com a legislação, idosos (a partir de 60 anos) com renda mensal de até dois salários mínimos possuem direito a vagas gratuitas no transporte terrestre de passageiros. Quando preenchidas as duas vagas que devem ser destinadas à concessão do benefício, as empresas então devem oferecer desconto de 50% para a aquisição do bilhete.

    Conforme Isandir Rezende, as empresas prestadoras do serviço se negavam a conceder o desconto sob o argumento de que a Lei Estadual nº 8.823/2008 não o subsidiava. Em 2013 começaram a ser realizadas audiências públicas para alterar a lei estadual visando assegurar o que estabelece a Lei do Idoso.

    Aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Lei nº 10.320/2015 foi vetada pelo Governo e, após um trabalho realizado pela Comissão de Direito do Idoso, por unanimidade, os deputados estaduais derrubaram o veto.
    Assim, Isandir Rezende destaca que a Operação Boa Viagem, realizada nesta sexta-feira, como a primeira operação de fiscalização representa uma nova conquista para as pessoas idosas de Mato Grosso.

    “A carta de intenção assinada no mês de outubro deixa demonstrado que a sociedade civil, uma vez organizada, pode sim proporcionar aos nossos idosos o resgate da dignidade e do respeito”, destacou o presidente da Comissão.

    Durante a operação realizada no posto da PRF sentido Cuiabá – Rondonópolis, além de fiscalizar o cumprimento da legislação no que diz respeito ao benefício do transporte de passageiros idosos, a Comissão de Direito do Idoso também abordou os passageiros orientado-os sobre seus direitos.

    Assessoria de Imprensa OAB-MT
    imprensaoabmt@gmail.com
    (65) 3613-0928/0929
    www.twitter.com.br/oabmt
    www.facebook.com.br/oabmatogrosso





    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-boa-viagem-fiscaliza-cumprimento-de-direitos-dos-idosos/416799354

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)