Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cultura mato-grossense estará presente na Conferência da Advocacia

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 7 anos


    A viola de cocho, um dos principais símbolos culturais de Mato Grosso, será a atração da abertura da XX Conferência Estadual da Advocacia e da XX Semana Jurídica, que acontecem em Cuiabá, entre os dias 16 e 18 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal. Os eventos são realizados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    Durante a abertura do evento, no dia 16, o Hino Nacional Brasileiro será executado na viola de cocho pelo músico, professor e pesquisador Abel dos Anjos. Reconhecido como patrimônio nacional, o instrumento é típico das manifestações culturais mato-grossenses como as danças de Cururu e Siriri. A viola de cocho é fabricada a partir de um tronco de madeira maciço, entalhado no formato de viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância.

    O ritmo da batida dos pés e mãos da catira, embalados pelo som da viola darão o tom da apresentação cultural no dia 17, na abertura das palestras noturnas da Conferência. Os participantes do evento terão a oportunidade de presenciar a expressão de parte da cultura mato-grossense, com as apresentações da Orquestra de Viola de Poxoréu e do grupo de Catira Diamantes.

    A Catira é uma dança rural também conhecida pelo nome de Cateretê. Os movimentos realizados pelos dançarinos no ritmo da música dão também um efeito sonoro durante a apresentação. A dança tem uma origem híbrida, com influências africanas, europeias e indígenas e pode ser encontrada nas cidades do interior de Goiás, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Ao longo dos três dias de evento serão realizados 12 painéis temáticos com 40 palestrantes de renome nacional. Para conferir a programação completa da XX Conferência Estadual da Advocacia e XX Semana Jurídica, acesse www.oabmt.org.br/conferencia. Mais informações pelos telefones (65) 3613-0956 / 3613-0957 / 3613-0927.


    Assessoria de Imprensa OABMT
    imprensaoabmt@gmail.com
    (65) 3613-0928/0929
    www.twitter.com.br/oabmt
    www.facebook.com.br/oabmatogrosso



    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cultura-mato-grossense-estara-presente-na-conferencia-da-advocacia/488289538

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)