Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pacientes podem ser acompanhados por advogados em perícia médica

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 7 anos

    Apesar de já ser ponto pacificado no Conselho Federal de Medicina (CFM), não são raras as situações em que profissionais da advocacia são impedidos de acompanhar pacientes, com suas respectivas anuências, em perícias médicas. Recentemente, o caso foi levado pela subseção de Rondonópolis ao Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    A nota técnica do Setor Jurídico do CFM nº 044/2012 já tratava da questão, assegurando o acompanhamento do advogado sem que isso configurasse atentado ao sigilo profissional médico. No entanto, o debate voltou à tona em 2015, quando foi emitida a Nota Técnica SJ 31/2015.

    Aprovada pela diretoria do CFM em 2 de julho de 2015, a nota reconhece que o impedimento de profissional de advocacia no acompanhamento de perícias médicas autorizadas pelos pacientes interessados fere as prerrogativas da advocacia.

    “... entendemos que o advogado, no exercício de sua profissão, tem direito assegurado pelo art. , inc. I, III e VI, letras c e d do EOAB, Lei 8.906/94 de fazer-se acompanhar de seu cliente, quando solicitado, nos exames periciais em âmbito judicial ou administrativo”, destaca trecho da nota.

    Diante do entendimento já amplamente pacificado, ao analisar a situação apresentada pela OAB Rondonópolis, o TDP oficiou a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral de Rondonópolis, bem como o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para apuração de eventual irregularidade no procedimento do médico que impediu a presença do advogado, solicitando ainda que entidade de classe dê ciência a todos os profissionais médicos do teor da Nota Técnica nº 044/2012.

    Assessoria de Imprensa OABMT
    imprensaoabmt@gmail.com
    (65) 3613-0928/0929
    www.twitter.com.br/oabmt
    www.facebook.com.br/oabmatogrosso



    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações659
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pacientes-podem-ser-acompanhados-por-advogados-em-pericia-medica/500484576

    Informações relacionadas

    Josivan Costa, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Advogado pode ser impedido de assistir o cliente na realização da perícia médica judicial ou administrativa?

    Fabio Toledo  MENTOR JURÍDICO, Advogado
    Artigoshá 5 meses

    Advogados podem assistir à Perícia Médica do seu cliente?

    Karen Marques Scalon Scalize, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A presença dos Advogados em locais de exames periciais

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 21 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 1946 DF

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Mandado de Segurança: MS XXXXX-36.2019.8.13.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)