Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Elaboração de contratos é atividade privativa da advocacia

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 6 anos

    Por unanimidade o Órgão Especial do Conselho Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) esclareceu que a elaboração de contratos é atividade privativa da advocacia.

    O posicionamento responde à consulta formulada por advogada, tendo em vista a disponibilização de ferramentas online, softwares, que permitem a elaboração de um contrato personalizado por meio de um sistema guiado de perguntas e respostas que seleciona e edita as cláusulas do contrato.

    De acordo com o inciso II do artigo da Lei 8.806/94, são privativas da advocacia as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

    “A situação hipotética trazida pela consulente, inclusive, não deixa dúvida de que a elaboração de contratos se trata de atividade de assessoria jurídica, visto que, previamente à disponibilização de qualquer ferramenta que permita ao usuário ‘configurar’ seu contrato, é certo que há necessidade de um profissional de advocacia selecionar as hipóteses e os tipos de cláusulas que seriam aplicáveis a cada situação, vale dizer, ainda que considerada simples a proposta, é certo que demanda conhecimento técnico e, por isso, somente um advogado é qualificado para assessorar na realização do contrato, ainda que posteriormente”, argumentou o relator, conselheiro Guilherme Octávio Batochio.

    Assim, por se tratar de atividade inserida no conceito de assessoria jurídica, segue o que estipula a Lei 8.906/94, sendo, portanto, privativa da advocacia.

    Nestes termos, o voto do relator foi acompanhado por unanimidade e publicado no Diário Oficial da União do dia 23 de novembro.

    Assessoria de Imprensa OAB-MT
    imprensaoabmt@gmail.com
    (65) 3613-0928/0929
    www.twitter.com.br/oabmt
    www.facebook.com.br/oabmatogrosso



    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1780
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/elaboracao-de-contratos-e-atividade-privativa-da-advocacia/527886792

    Informações relacionadas

    Haas Advocacia , Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Pedido de Habilitação de Crédito em Recuperação Judicial

    Mayara Becker Zuco, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Princípio da Autonomia Privada no Direito Contratual

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de contrato de aluguel SEM fiador simples para preencher (word) - Atualizado 2022

    Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Não há necessidade de contratar advogado para elaborar um contrato

    Elisama Tamar, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como adequar o contrato de prestação de serviços a Lei Geral de Proteção de Dados?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)